quarta-feira, 22 de agosto de 2012

pesquisa mostra a realidade dos moradores de rua

Pesquisa mostra a realidade dos moradores de rua

Por: Osiris Reis
osiris@diariopopular.com.br
Eles estão por todos os lados. Algumas vezes são tratados com desprezo, outras com compaixão. Atrás dos rostos talhados pelas experiências de vida, histórias que certamente renderiam best sellers. Assim é a vida dos moradores ou pessoas em situação de rua de Pelotas. Cada dia, uma batalha travada com a sobrevivência, mas principalmente com a aceitação social.
É nesse universo de vivências que o mestre em Ciências Sociais, Tiago Lemões, realizou sua pesquisa de conclusão de curso intitulada Família, rua e afeto: etnografia dos vínculos familiares, sociais e afetivos de homens e mulheres em situação de rua. Durante um ano ele vivenciou o convívio com essa parcela da sociedade e relatou suas vidas. A pesquisa compõe-se de descrição detalhada sobre a maneira como se organizam aqueles que às vezes passam despercebidos pela maioria da sociedade.
Desenvolvimento
No início, o trabalho foi difícil. Os moradores de rua sentiam-se intimidados com a figura tradicional do pesquisador, caracterizada por entrevistas formais com o auxílio de um gravador. O jeito foi largar tudo isso e imergir na realidade vivida por milhares de brasileiros. Lemões começou a estabelecer os primeiros vínculos nos pontos de doação de alimentos ou roupas e só dessa maneira conseguiu adquirir a confiança dos moradores de rua. Para isso, foi necessária uma participação natural na vida deles, partilhando alimentos e bebidas. Com o decorrer dos meses, conviveu quase diariamente com um grupo de 20 pessoas e estabeleceu laços estreitos com eles.

Confira na edição impressa do Diário Popular desta quinta-feira (26) os resultados da pesquisa, as situações vividas pelos moradores de rua, as ações sociais desenvolvidas no município e as obras previstas nos locais que atendem essas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário